July 25, 2006

Luiz Antônio Mello, um dos pais da Fluminense FM, bota o primeiro pé na Academia Brasileira de Letras

Caros amigos, colegas, leitores,

Está saindo do forno o meu primeiro Romance, que se chama “5 e 15”. Um livro que nasceu em 1998.

Parei várias vezes, retomei, enfim, passei por todo o processo emocional que os Romances provocam. Concluí há três meses, após inúmeras revisões, reflexões, etc.

5 e 15 é uma ficção que roça, não delicadamente, na realidade. É
um livro que narra a obsessiva saga de Crimson, um consagrado psiquiatra mundialmente cultuado que, alavancado pelo mais potente dos motivos, decide investir a vida em sua utopia. Corrupção, política, caos afetivo, terrorismo, patologias sociais, mas sobretudo regido pela resistência e coragem, 5 e 15 ancora todos os elementos que cercam Crimson. O Rock aqui não é pano de fundo. É senha de entrada. O Rock é a essência de 5 e 15.

Crimson, como eu, não vê no Rock apenas música, mas um elemento detonador de agudas mudanças sociais desde que seu cordão umbilical com o R&B (rhythm and blues) rompeu-se nos anos 50. Para Crimson, guitarras são flores e fuzis. Caminhando nos cabos de alta tensão do inconsciente humano - essa eterna esfinge -, confrontando pragmaticamente todas as formas de poder, quando perde o fôlego Crimson se agarra a Quadrophenia, segunda ópera-rock escrita por Pete Townshend e gravada pelo The Who em 1973 (a primeira foi Tommy, de 1969). Quadrophenia empurra Crimson para frente, para cima, para o alto, através da potencia sonora/poética/genial desse que, a meu ver, é o melhor disco da história do Rock.


5 e 15, título desse livro, é uma referência/reverência a Quadrophenia. É em 5:15 , canção da ópera, que o personagem Jimmy vivencia mais um capítulo da sequência de rejeições que começam a explodir drasticamente a partir de Bell Boy. Em homenagem a Quadrophenia, batizei de 5 e 15 esse livro.

O livro está sendo lançado pela Tech & Mídia Comunicação Integrada, do Rio. Convido a todos para conhecerem “5 e 15” em seu site www.5e15.com.br .

Um grande e emocionado abraço do Luiz Antonio.

No comments: