July 06, 2006

O Novo Cinema Iraniano

Qual o papel do cinema na atual sociedade iraniana? Quem influencia quem, o que, como e quando? Como é possível o florescimento da arte cinematográfica numa sociedade islâmica, com um governo altamente repressor e com as verbas aprovadas oficialmente para a produção de filmes? Trata-se de uma relação delicada e intrincada entre as partes envolvidas. O Novo Cinema Iraniano - Arte e Intervenção Social aborda todas essas questões de modo profundo e, ao mesmo tempo, interessante.

O prestígio e o sucesso de tantos nomes – de diretores, de filmes, de autores do Irã –, como Abbas Kiarostami e Mohsen Makmalbaf, em evidência na mídia, não são por acaso. Há uma efervescência política e cultural em andamento desde o fim da Guerra Irã-Iraque e a transição de governos. A sociedade amordaçada por tantos anos quer mostrar que seu país não pode ser reduzido a notícias e estereótipos divulgados pelas grandes redes de comunicação, principalmente as ocidentais. Também não se molda àquela imagem veiculada pelo governo nas propagandas políticas. O universo iraniano é muito mais complexo e rico.

Os filmes analisados por Alessandra Meleiro evidenciam a substituição de políticas culturais de enquadramento ideológico por outras de visões pluralistas e revolucionárias, a substituição de velhos valores pelos novos, apontando as contradições de uma sociedade em vigorosa transformação.

O Novo Cinema Iraniano - Arte e Intervenção Social conduz a diferentes olhares, a diferentes mundos e verdades. Política, cultura, religião e arte com pontos e contrapontos de história a serem desvendados página a página.

O Novo Cinema Iraniano - Arte e Intervenção Social, de Alessandra Meleiro
Formato: 16 x 23 cm, brochura

Páginas: 160
Preço: R$ 30,00
Escrituras Editora

No comments: