April 26, 2006

Ashtar - Uma Banda Brasileira de Nível Internacional

Fundado em agosto de 1997 por Luiz Garcia e Daniel Dobbin, o Ashtar mescla diversos estilos musicais e uma série de instrumentos, o que torna definir o estilo da banda uma tarefa bastante difícil. Misturando, principalmente, progressivo, metal e folk, as letras escritas por Luiz se baseiam em teorias esotéricas, reencarnações, perdas e conquistas dos escoceses, irlandeses e do mundo celta em geral.

Em 1999 o Ashtar iniciou a gravação de seu primeiro álbum, Urantia, finalizado em 2002 e lançado no Brasil pela gravadora Rock Symphony e na França pela Musea. O show de lançamento foi um ano depois, em setembro, quando a banda fez um show acústico que contou com a participação de Jan Dumeé, guitarrista do Focus. Em novembro do mesmo ano o Ashtar se apresentou no Rio Art Rock, abrindo para a banda inglesa Wishbone Ash.

A partir de 2004 o Ashtar alçou vôos maiores. Em maio realizou sua primeira turnê na Europa, tocando na Inglaterra e na França, onde dividiu o palco com bandas como Anathema, Mostly Autumn e Karnataka.

A experiência rendeu uma série de aparições espontâneas na mídia, o que acabou por lhe acarretar a indicação de banda revelação da revista “Classic Rock Society”. Além de conquistar o prêmio, a vocalista Fernanda Gollo também recebeu o prêmio “best page 3” da revista com essa fotinho que abre a matéria.

No final de março de 2005 o Ashtar tocou no Baja Prog, em Mexicali, no México, no evento que é considerado o mais importante festival de progressivo do mundo. Em seguida a banda realizou mais uma turnê na Europa, dessa vez tocando na Inglaterra, Suíça e Holanda. A turnê serviu não somente para firmar ainda mais o nome do Ashtar no circuito europeu, mas também para que o então tecladista convidado, Rob Gould, se tornasse membro efetivo da banda.

Em setembro de 2005 a banda gravou no Teatro Municipal de Niterói seu primeiro DVD, que será lançado pela Rock Symphony juntamente com um cd ao vivo no início de 2006. Atualmente o Ashtar está em fase de pré-produção de seu segundo álbum, From the Otherside, com previsão de lançamento para meados de 2006.

Além de Luiz (guitarra, theremin, flauta irlandesa, bódhan e vocal) , Daniel (bateria e percussão) e Fernanda Gollo (vocal, flauta irlandesa, violão e bódhan), a banda conta ainda com Fabio Guilherme (baixo fretless), Oswaldo Velasco (violino) e o inglês Rob Gould (teclados).

Site oficial: http://www.ashtaronline.com/

No comments: