June 30, 2007

Ashtar retorna com nova vocalista.

Com o seu “Spiritual World Metal”, a banda Ashtar nos últimos dez anos, além de conquistar fãs em todos os cantos do mundo, ganhou em 2004 o “Best New Band Award” da revista inglesa Classic Rock Society, fez três turnês internacionais (Europa e México), foi honrada com fã clubes na Polônia e Inglaterra e gravou um CD (Urantia, 2002), um EP (Soaring, 2005) e está prestes a lançar o seu mais novo CD: From the Otherside em 2007.

Tudo isso começou em 1997, quando Luiz Garcia, vocalista e guitarrista e Daniel Dobbin, baterista resolveram montar a banda. A formação original contou também com a presença do baixista Pedro Salles, que entrou na banda alguns meses depois. Nessa época a banda tocava um progressivo instrumental, que foi aos poucos substituído pelo doom metal, principalmente após o ingresso do vocal feminino.

A influência da música celta veio ao longo dos anos após viagens e contatos com bandas tradicionais ou que também foram influenciadas pelo estilo. Não apenas a música sofreu uma transformação, a paixão da banda por histórias e lendas escocesas e irlandesas também deu ao Ashtar um novo tempero. Daí em diante o estilo da banda estava criado.

Por intermédio da Halley Discos a banda estabeleceu contato com a gravadora Rock Symphony, que lançou o cd Urantia no Brasil e o licenciou para a Musea Records, que fez a distribuição na França. A partir daí as apresentações da banda se intensificaram.

Em 2003, já com o baixista Fabio Guilherme, que ingressara à banda no final do ano anterior, fez um show acústico no Rio de Janeiro com a participação do guitarrista da banda holandesa Focus, Jan Dumeé e participou do Rio Art Rock, tocando com os ingleses do Wishbone Ash.

Em 2004 fez sua primeira turnê européia, dividindo o palco com bandas como Anathema, Karnataka e Mostly Autumn. Este também foi o ano em que ganhou o prêmio de banda revelação da revista inglesa Classic Rock Society e em que Oswaldo Velasco passou oficialmente a fazer parte da banda.

No ano seguinte, gravou no Teatro Municipal de Niterói, no Rio de Janeiro, seu primeiro DVD e participou do 1º Headbanger Metal Fest, no Rio de Janeiro, onde dividiu o palco com as bandas Epica e Kamelot. Também em 2005 foi convidada para participar do evento que é considerado o mais importante do cenário progressivo em todo o mundo: o Baja Prog, no México. O ano também ficou marcado pelo ingresso de Rob Gould e Eduardo Capella na banda e pela segunda turnê européia.

No ano de 2006 tocou pela primeira vez em São Paulo, dividindo o palco com a banda holandesa The Gathering e fez sua terceira turnê em território europeu, onde tocou em festivais como o Castlepalooza (Irlanda), o Bulldog Bash (Inglaterra) e o Bloodstock Open Air (Inglaterra).

A formação atual foi apenas concluída em Dezembro de 2006 quando a paulistana Paula Mineoka assumiu os vocais da banda. Atualmente o Ashtar está gravando seu segundo álbum: “From The Otherside”, que está previsto para lançamento no segundo semestre de 2007.

Formação:
Luiz Garcia – vocal, guitarra, violão, tin & low whistles, theremin, bodhrán e percussão
Daniel Dobbin – bateria e percussão
Paula Mineoka – vocal

Eduardo Capella – guitarra e violão
Fabio Guilherme – baixo e voz de apoio
Oswaldo Velasco – violino
Rob Gould – teclado e vocoder

No comments: