July 19, 2007

A incrível qualidade da "câmera e filmadora" Tek Pik

Devido o quantitativo de 28 reclamações formalizadas, o Procon/GO autuou a empresa Import Express Comercial Importadora – Tecnomania, distribuidora da máquina fotográfica “Tek Pix", com sede à Av. Ibirapuera, 2782, Setor Moema, São Paulo-SP.

De acordo com as denúncias, a propaganda veiculada diz que o produto apresenta diversas vantagens, porém, quando chega às mãos dos consumidores, nota-se claramente a divergência com a publicidade feita.
Dentre as características que não correspondem à realidade, a máquina não funciona em lugares escuros (não possui Flash) e tampouco funciona como filmadora.
“Além disso, a empresa não oferece meios de os consumidores efetuarem a devolução do produto de acordo com a legislação”, esclarece Antônio Carlos de Lima.

Conforme explica o superintendente do órgão, a reclamada não atende contatos via telefone e correspondência efetuados pelos técnicos da entidade, bem como não compareceu a nenhuma audiência de conciliação marcada para tentar solucionar os processos já em trâmite, e que gerarão julgamento e multa.

Para apurar as denúncias, foi instaurado através de Portaria processo administrativo coletivo visando averiguação dos fatos, e aplicação de pena de interdição caso a empresa não regularize a situação dos 28 consumidores do Procon e suspenda a veiculação do anúncio, em rede nacional até que este se adeque à realidade do produto.

Caso haja interesse da reclamada para resolver esse problema, a defesa deverá ser por escrito e posteriormente será firmado um Termo de Ajustamento de Conduta para solução dos casos apresentados pelos consumidores. Dessa maneira, o Procon-GO busca uma negociação a fim de gerar um equilíbrio na relação de consumo, vez que o consumidor é a parte mais vulnerável na forma da legislação.

Assessoria de Comunicação - Procon-GO
PROCON/ES

No comments: